CURSO AD GENTES

por Centro Cultural Missionário


CURSO AD GENTES

de extensão para missionárias e missionários enviados além-fronteiras, dentro e fora do Brasil.


Inscrições abertas até: 30/10

Abertura do Curso: 01 de novembro

Encerramento:  19 de novembro 2021

Horário das aulas: das 08h às 12h


“Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34).


O Curso Ad Gentes é uma iniciativa promovida pelo Centro Cultural Missionário da CNBB, em parceria com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB. 

Até 2019 este curso aconteceu de forma presencial. Porém, com o advento da pandemia do corona vírus, e também procurando atender às solicitações de missionários e missionárias que partem em missão no final deste ano ou no próximo, o CCM está oferecendo este ano, em modalidade virtual. 

O curso é intensivo e tem a duração de três semanas, sempre na parte da manhã. Caso alguém desejasse um aprofundamento na parte da psicologia e/ou de um acompanhamento espiritual, estes serão disponibilizados na parte da tarde.


1. OBJETIVOS

1.1. Objetivo Geral

Oferecer uma formação missionária específica para missionários/as enviados/as à Missão Ad Gentes dentro e fora do Brasil.


1.2. Objetivos Específicos

1. Aprofundar as motivações pessoais, a própria compreensão do significado da missão, a visão dos desafios missionários, os fundamentos bíblicos e teológicos da missão;

2. Fornecer aos participantes referências teóricas e práticas essenciais para a ação missionária, recorrendo a vários tipos de mediações interdisciplinares;

3. Proporcionar, através do estudo, da reflexão e do debate, momentos de discernimento participativo, de revigoramento espiritual e de atualização sobre os caminhos da Igreja missionária.


2. PÚBLICO ALVO

Missionários/as presbíteros, diáconos, consagrados/as, seminaristas, leigos/as prestes a serem enviados para a Missão Ad Gentes, dentro e fora do Brasil.


3. JUSTIFICATIVA

A formação dos missionários é um fator básico para o desenvolvimento das atividades. É preciso, antes de tudo, capacitá-los e qualificá-los recorrendo a um debate interdisciplinar que aponte pistas de ação, os quais provoquem uma renovada identidade eclesial, em sintonia com a atual conjuntura histórica. 


4. PROGRAMA DE TEMAS, CARGA HORÁRIA E EMENTAS. 

O foco do curso é a pessoa do missionário/a. O caminho formativo dá-se através de várias abordagens diferentes e convergentes a respeito da missão: Dimensão humano-afetiva; bíblica; histórica; socioambiental e geográfica; teológica; eclesial; antropológica; pedagógica; espiritual.

O Papa Francisco no seu pronunciamento aos bispos, por ocasião de sua visita ao Brasil em 2013 fala da necessidade de “...uma formação em todos os níveis.” 


5. METODOLOGIA

O curso se dará de forma virtual. As dinâmicas sugeridas pelos assessores, explanações, debates, oficinas e plenários acontecerão nessa modalidade. Poderão ser utilizados recursos de vídeos, slides, projeção de pontos chave e outros, adequados a cada temática. Cada assessor elaborará um plano de exposição do tema em diálogo com a coordenação do curso.


6. COORDENAÇÃO

A coordenação do Curso Ad Gentes é da responsabilidade do CCM, da CRB e da a Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.  


7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

O Curso Ad Gentes tem como texto iluminador a passagem do Evangelho de Lucas 10,33-34, o Bom Samaritano, que “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele”. Os missionários/as discípulos/as de Jesus são convidados a colaborar na construção do Reino de Deus.


8. Assessores/as:

- Pe. Antonio Niemiec – Missionário Redentorista e  Secretário Nacional da Pontifícia União Missionária.

- Pe. Daniel Rocchetti – Padres Palotinos e Assessor da Comissão Episcopal para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

- Ir. Edilamar da Gloria Martins – Da congregação das Irmãs Passionistas e assessora para a formação de desenvolvimento humano para formandos na Conferência dos Religiosos de São Paulo.

- Pe. Estevão Raschietti –  Missionário Xaveriano e diretor do Centro Cultual Conforti de Curitiba.

- Ir. Izabel Patuzzo – Missionárias da Imaculada e Assessora Nacional da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico – Catequético da CNBB.

- Pe. Joachim Andrade – Missionário  do Verbo Divino e professor na PUC-PR.

- Ir. Maria Inês Ribeiro – Religiosa da Congregação das Mensageiras do Amor Divino e Presidenta da CRB.

- Pe. Maurício da Silva Jardim – Diretor das Pontifícias Obras Missionárias.

- Prof. Moema Miranda – Mestra  em Antropologia Social e professora do Instituto Teológico Franciscano.

- Ir. Sandra Regina Amado – Missionária Comboniana e  Assessora da Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.


PROGRAMAÇÃO:

Dia 01/11 (segunda-feira) e 02/11 (terça-feira/feriado): DIMENSÃO HUMANO-AFETIVA DA MISSÃO

Dinâmica de apresentação e motivação; dimensão afetiva e volitiva da missão Ad Gentes: discernimento, opção, compromisso na caminhada. A dimensão cognitiva da missão Ad Gentes: motivações interiores para uma viagem ao exterior. 

Assessora: Ir. Edilamar da Gloria Martins  


Dia 03 (quarta-feira) e 04/11 (quinta-feira): DIMENSÃO BÍBLICA DA MISSÃO

A Palavra de Deus como fonte de sentido para a missão no mundo de hoje. Os principais modelos e paradigmas bíblicos que fundamentam o discurso missionário: a missão no Antigo Testamento, Marcos, Mateus, Lucas, João e Paulo. 

Assessora: Ir. Izabel Patuzzo 


Dia 05/11 (sexta-feira): DIMENSÃO TEOLÓGICA DA MISSÃO: A Missio Dei 

A essência Trinitária da missão. A Missio Dei. A missão hoje: mudança de paradigma. “Deslocamentos” para uma nova compreensão dos fundamentos, dos horizontes, dos âmbitos e das tarefas. A missão hoje: caminho de conversão para toda a Igreja. Itinerário, conteúdos, exigências, elementos norteadores da Evangelii Gaudium.

Assessor: Pe. Daniel Rocchetti 


Dia 06/11 (sábado): DIMENSÃO TEOLÓGICA DA MISSÃO: A Missão Ad Gentes 

A Missão Ad Gentes: Referências essenciais e teóricas. A Missão ad Gentes no Concilio Vaticano II e nos documentos pós conciliares da Igreja.

Assessor: Pe. Estevão Raschietti 

Dia 07/11: (domingo) 

Dia 08/11 (segunda-feira): DIMENSÃO QUERIGMÁTICA DA MISSÃO

A constante necessidade do anúncio querigmático, como conteúdo missionário inegociável: Querida Amazônia  60 e seguintes, Christus Vivit  cap. IV. e outros documentos eclesiais (Diálogo e Missão / Diálogo e Anúncio). 

Assessor: Pe. Daniel Rocchetti 


Dia 09 (terça-feira) e 10/11 (quarta-feira): DIMENSÃO HISTÓRICA DA MISSÃO

A missão da Igreja ao longo dos séculos e a vida dos povos. Paradigmas e modelos históricos entre encontros, confrontos e desencontros. A missão da Igreja Latino-¬‐Americana a partir do Vaticano II. Marcos da caminhada de Medellín a Aparecida. Deslocamentos para uma nova compreensão da missão hoje. 

Assessor: Pe. Estevão Raschietti 


Dia 11/11 (quinta-feira): DIMENSÃO ECLESIAL DA MISSÃO. 

A universalidade da missão. A Igreja é enviada por Jesus Cristo para ir a todos os povos. O protagonismo é do Espírito Santo. Ela é por natureza missionária. A Igreja é chamada a formar discípulos missionários (LG, AG, EN, DAp, EG). A missão como responsabilidade comunitária. 

Assessor: Pe. Antonio Niemec


Dia 12/11 (sexta-feira): DIMENSÃO ANTROPOLÓGICA DA MISSÃO

Enviados como hóspedes na casa do outro. Elementos para um novo paradigma de missão a partir de uma visão antropológica. Enviados como sal da terra em outros continentes, principalmente o asiático e o africano. A missão Ad e Inter Gentes como diálogo profético, num contexto de pluralismo religioso.

Assessora: Ir. Sandra Regina Amado 


Dia 13/11 (sábado): DIMENSÃO PEDAGÓGICA DA MISSÃO

Gratuidade e Alteridade: O protagonismo da missão nos faz perceber e acolher que o missionário é testemunha de Jesus Cristo pelo que é (sobretudo pelo que anuncia e vive), sem impor seu estilo de vida. Aprender com as pessoas, grupos e comunidades; saber ler os sinais de Deus aí presentes. A interculturalidade.

Assessor: Pe. Joachim Andrade 

Dia 14/11 (domingo)

Dia 15/11 (segunda/feriado): DIMENSÃO SOCIOAMBIENTAL E GEOGRÁFICA DA MISSÃO

A família humana e o cuidado com a casa comum. A sociedade mundial nas encruzilhadas das mudanças climáticas e da degradação socioambiental. A família humana e a perspectiva de outro mundo possível. A proposta da ecologia integral numa visão latino-americana. 

Assessora: Moema Miranda


Dia 16/11 (terça-feira): A ANIMAÇÃO MISSIONÁRIA NA PERSPECTIVA DA MISSÃO AD GENTES.

A cooperação missionária essencial para a realização da missão. Colaboração entre os fiéis (bispos, padres, religiosos e religiosas, leigos e leigas cristãs) e entre os diferentes organismos (Conferência Missionária, Pontifícias Obras Missionárias). O papel singular das mulheres na missão.  

Assessor: Pe. Maurício da Silva Jardim 


Dia 17/11 (quarta-feira): DIMENSÃO ESPIRITUAL DA MISSÃO

O que é espiritualidade – definição etimológica. Tipos de Espiritualidade. Reflexão a partir da Alegria do Evangelho: a alegria de quem encontrou Jesus Cristo e o anuncia. Espiritualidade do seguimento de Jesus Cristo.

Assessora: Ir. Maria Inês Ribeiro – Mensagerias do Amor Divino,  Presidenta da CRB.


Dia 18/11 (quinta-feira): RETIRO VIRTUAL e a DIMENSÃO CELEBRATIVA DA MISSÃO

Pregador: Dom Odelir José Magri – Bispo da Diocese de Chapecó,  Presidente do COMINA e vice presidente do CCM.


Dia 19/11(sexta-feira): CONCLUSÃO DO CURSO. Considerações finais, avaliação e envio.


CUSTO DO CURSO:


Valor do curso:  R$  1.200,00  [ Há possibilidade de pagamento em três parcela de R$ 400,00, somente com cartão de crédito ]

Login

Minha área

Reenviar 2ª via do boleto

Reenviar Ticket

Alterar forma de pagamento

DATA E HORA

seg 1 das 08:00 a sex 19 de novembro de 2021 às 12:00 (EDT)

LOCALIZAÇÃO

CENTRO CULTURAL MISSIONÁRIO

SGAN 905, 0

Brasília, Asa Norte